Já há algum tempo que o mercado de bem-estar brasileiro tem se mostrado um segmento prolífero e com alta capacidade de crescimento e expansão. E dentro desse panorama, o Buddha Spa desponta como uma liderança em constante evolução.
De olho nesse movimento do mercado, o Buddha Spa vem há 20 anos se adaptando aos novos padrões de comportamento da sociedade, ao mesmo tempo em que reforça seu compromisso de ser uma alternativa de saúde complementar viável e acessível aos brasileiros. São duas décadas de sólido sucesso e não à toa a marca é considerada por muitos como a grande referência do nicho.
Tamanho do mercado de bem-estar no Brasil
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o mercado de bem-estar brasileiro é altamente promissor, principalmente porque o país está vivendo um movimento natural da economia que já foi registrado em outras nações que tiveram crescimento da sua população de idosos.
Tudo isso é impulsionado pelos avanços da medicina e pela melhora dos indicadores sociais, que permitiram nas últimas décadas um aumento consistente da expectativa de vida da população.
Segundo uma pesquisa feita com 7,5 mil consumidores em seis países e conduzida pela consultora empresarial McKinsey & Company, 79% dos entrevistados acreditam que o bem-estar é importante e 42% consideram isso como uma grande prioridade.
Porém, a pesquisa também indica que no Brasil a busca por produtos do universo wellness vai além, chegando a 75% nas maiores prioridades da vida dos brasileiros. Ou seja, trata-se de um percentual incontestável e que demonstra um fabuloso potencial econômico.
20 anos de Buddha Spa no mercado de bem-estar brasileiro
A história do Buddha Spa coincide com a trajetória de Gustavo Albanesi e seu pai, Jayme Santos.
Formado em Direito pela USP e pós-graduado em Finanças na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, Albanesi é um empreendedor que aos 20 anos deixou o mercado financeiro para lidar com um nicho completamente diferente.
Na verdade, a ideia de mudar de rumo foi de seu pai, que também construiu sua trajetória no setor financeiro, mas que desde a juventude era apaixonado pelo mundo da massagem e das terapias alternativas.
Com o passar dos anos, a visão corajosa e empreendedora de pai e filho foi se transformando em fórmula de sucesso, e hoje o Buddha Spa é conhecido por ser a grande referência do mercado de bem-estar brasileiro, com a maior rede de spas urbanos do país.
Confira abaixo uma breve cronologia do Buddha Spa:
2001 – Em 5 de outubro de 2001, Gustavo Albanesi e Jayme Santos inauguram o Buddha Spa em Higienópolis, na capital paulista.
2005 – Buddha Spa inaugura sua primeira loja em shopping center, a unidade Santa Úrsula em Ribeirão Preto.
2009 – Inauguração da unidade Jardins na capital de São Paulo através da aquisição de um spa local e convertido em um Buddha Spa, marcando a expansão para o formato de franquias.
2010 – Em junho, o Buddha Spa lança seu e-commerce, com abordagem omnichannel, conectando os clientes a uma nova experiência de compra.
2011 – Expansão da rede para o Centro Oeste com a inauguração da unidade Rio Quente Resorts, em Caldas Novas/GO, a primeira operação no formato store in store.
O Buddha Spa oferece consultoria para O Boticário na abertura das lojas Nativa Spa com conceito de spa integrado.
2012 – A unidade Ibirapuera é eleita o melhor spa de São Paulo pela Revista Época.
Aquisição do Espaço Thai e início da expansão para o Rio de Janeiro com cinco unidades, incluindo a primeira inaugurada em uma academia, a Bodytech Rio de Janeiro.
O Buddha Spa apoia peças teatrais em São Paulo e promove a experiência de spa dentro do camarote Devassa, no carnaval carioca.
2013 – O Buddha Spa moderniza seu website e realiza diversas ações de marketing, incluindo uma parceria com a marca Bvlgari para o lançamento de massagens personalizadas.
A rede marca presença no Rock in Rio 2013 e participa novamente do camarote da Devassa durante o carnaval no Rio e em São Paulo.
2014 – Lançamento da terapia Candle Massage, especialmente para o Dia dos Pais, em parceria com a marca Provanza.
A rede amplia sua divulgação em grandes eventos com uma área de relaxamento no Lolla Lounge, durante o festival Lollapalooza, e participa pelo terceiro ano consecutivo do camarote da Devassa e pela primeira vez do camarote da Brahma durante o carnaval.
2015 – A rede lança serviços exclusivos para o público masculino, como o Abdoburn e o Relaxante Mencare, além de oferecer o primeiro tratamento dedicado às gestantes, o Gestação Leve & Tranquila.
2016 – Inauguração da primeira unidade em um condomínio de luxo, no Condomínio Seridó, em São Paulo capital.
Início de das operações em parceria com as academias Reebok através da aquisição de uma rede de spas localizada no mesmo endereço.
2018 – Lançamento dos Óleos Essenciais Buddha Spa, o primeiro produto da marca destinado ao consumidor final.
A expansão chega à região Sul com a inauguração da unidade Pestana PR, em Curitiba.
Fortalece as parcerias com clubes de benefícios de grandes marcas, como Porto Seguro, Bradesco Cartões, Santander, Fleury, Mastercard e Vivo.
2019 – A rede Buddha Spa atinge a marca de 1 milhão de massagens realizadas e sorteia entre seus clientes o prêmio de 10 anos de massagens grátis.
A massagem Indian Head é incorporada ao menu de serviços da marca.
2020 – Como forma de contribuir para o bem-estar das pessoas durante a pandemia, o Buddha Spa doa 2.000 terapias Indian Head.
Lançamento da Linha Home, submarca de produtos sensoriais do Buddha Spa, com a proposta de levar a experiência da marca para a casa dos clientes.
Lançamento da plataforma online Home Wellness, com programas sobre saúde do sono e combate ao estresse para apoiar e fornecer informações de saúde e bem-estar aos clientes durante a pandemia.
2021 – Inauguração da primeira unidade no Nordeste, em São Luís.
Inauguração da primeira unidade no formato store in store dentro de um clube, a unidade Clube Athlético Paulistano, em São Paulo.
2022 – Ampliação do portfólio de produtos com o lançamento das linhas de Chás e Porcelanas.
O Buddha Spa participa do Campeonato Mundial de Massagem, na Dinamarca, onde apresenta a Brazilian Massage, novo protocolo criado em parceria com o especialista internacional Jean-Guy de Gabriac, posteriormente incorporado ao menu de terapias da rede.
2023 – Inauguração do Buddha Spa College, o centro de treinamento profissional da rede.
O Buddha Spa é eleito um dos cinco grupos de spa mais importantes do mundo na premiação mundial World Spa & Wellness Awards na categoria Spa Group of The Year.
2024 – O Buddha Spa inaugura sua 100ª unidade e é eleito o spa mais amado de São Paulo pela revista Veja São Paulo.
Participa pela primeira vez da ABF Expo, a maior feira de franquias do mundo.
Expande o portfólio da Linha Home com o lançamento dos produtos Home Spray Buddha Spa e Óleo de Massagem Buddha Spa.
Lança a Assinatura Bem-Estar, um plano de assinatura de massagem mensal, trimestral e anual.
Apresenta o BuddhaCast, um novo canal de comunicação dedicado aos mercados de franquia e bem-estar.
A expansão atinge a região Norte, com a inauguração da primeira unidade em Belém do Pará.
Buddha Spa no mercado de bem-estar brasileiro em 2021
Vale lembrar que o Buddha Spa continua crescendo mesmo em tempos de crise. Diante desse momento, a franquia é capaz de alcançar um faturamento médio mensal de R$ 20 mil a R$ 170 mil por unidade, e o lucro varia entre 15% e 30%.
Estima-se que o Buddha Spa realiza aproximadamente 500 tratamentos diários e oferece 25 tipos de terapias, desde massagens corporais, banhos, tratamentos estéticos avançados, day spas, além de procedimentos exclusivamente voltados para o público masculino, gestantes e pós-parto.
Além disso, pode-se afirmar que as projeções são muito positivas. O Buddha Spa está encerrando o ano de 2021 com 45 unidades, e nunca a franquia inaugurou tantos locais de atendimento. Um desses novos pontos é o de São Luís (MA), o primeiro da marca instalado na região Nordeste.
Aniversário Buddha Spa
O Buddha Spa realizou algumas ações especiais no mês de outubro, como um super desconto para os clientes. Novos conteúdos foram disponibilizados no site, a fim de levar ao público um pouco mais da história do empreendimento.
Além disso, a marca também lançou um ebook chamado “20 Rotinas para uma Vida de Bem-Estar”, com dicas preciosas para se ter um dia a dia mais saudável.
Vale ressaltar que o período de comemorações também foi celebrado pelo bom momento comercial que a marca vem vivendo, mesmo em tempos de pandemia.
“Em outubro, mês da nossa comemoração de aniversário, as vendas foram superadas em mais de 100%, tanto em comparação ao atípico ano de 2020 quanto em 2019. Isso mostra que mesmo em tempos de incerteza nós estamos firmes e fortes para crescer e bater recordes”, destaca Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa.
Investir em um empreendimento como o Buddha Spa é ter a certeza de que está fazendo um excelente negócio, seja por representar uma marca consolidada no mercado de bem-estar brasileiro, seja por promover um nicho positivo para sociedade e que permanece em constante expansão.
Para obter mais informações e se tornar um empreendedor na maior rede de spas do Brasil, veja nossa apresentação.