Empreender em franquia de bem-estar é atrativo entre os profissionais de mercado que optam pela transição de carreira. Investimento seguro e que alinha desejos pessoais, trabalho ideal e propósito de vida são algumas das justificativas para a escolha. Além disso, os bons desempenhos do setor de franquia de bem-estar também são um argumento relevante para a opção desta modalidade como forma de mudar de carreira.
Um dado interessante sobre o tema ‘mudança de carreira’ é corroborado por meio de estudos. A última edição da pesquisa “Re: Trabalho”, publicada pela Somos Tera, revelou que 63% dos profissionais entrevistados mudaram de carreira e 49% pretendem fazer essa transição nos próximos 12 meses.
Outra pesquisa mais recente, nesta era pós-pandemia, realizada pela consultoria de RH EDC Group, identificou que 91% dos participantes disseram que mudaram seu propósito de vida durante a pandemia e estão em busca de novas áreas de atuação.
A partir deste cenário em relação aos anseios de profissionais que buscam alinhar desejos pessoais com o trabalho ideal, o empreendedorismo se tornou uma opção. Levantamento feito pela Agência Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no ano de 2021 mostrou que mais de 3,9 milhões de empresas foram formalizadas.
Além destes novos negócios que saíram do papel no País, outros tantos nasceram e estão em vias de nascer por meio de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2019 a 2021, o número de cadastros de empreendedores interessados em franquias cresceu 16%. Os dados também mostraram que, no segundo trimestre de 2022, o número de franquias abertas cresceu 3,9% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Crescimento de todos os segmentos com destaque para franquia de bem-estar
O balanço da ABF no segundo trimestre deste ano também indicou crescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. Ao observar o desempenho das categorias nos últimos 12 meses, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi considerado um dos principais destaques, com acréscimo de 11,8%.
De fisioterapeuta para dona de sua própria franquia de bem-estar
Formada em fisioterapia, Gilsa dos Santos é um exemplo de profissional que decidiu empreender no modelo de franquia de bem-estar para obter mais propósito de vida. “Eu era feliz, mas sentia que ainda faltava algo para a minha realização profissional”, comenta.
A empreendedora saiu de Votuporanga, município do Interior Paulista, para morar na Grande São Paulo, a fim de desbravar novas oportunidades. Já em São Paulo conheceu o Buddha Spa. Como coordenadora de franquia da marca, ficou na função por dois anos, até que decidiu abrir sua própria unidade. De lá para cá, Gilsa está com a sua quarta franquia de bem-estar.
Gilsa realizou o sonho de empreender no setor que já tinha experiência com o plus de agregar valor a sua profissão. Para ela, os valores da rede estão alinhados diretamente com o que ela acredita.
Além do know-how da franquia Buddha Spa – marca que é hoje a maior rede de spas urbanos do país, há 20 anos no mercado de bem-estar brasileiro -, o modelo de negócios da rede permite que o projeto se adeque às necessidades de cada nova unidade. Por isso, é possível viabilizar operações em diferentes estruturas:
- Unidades de Rua: maior atividade da marca, destinadas a regiões de fluxo intenso;
- Shoppings Centers: as unidades são localizadas em áreas nobres nos principais shoppings do Brasil;
- Unidades em Hotéis e Condomínios: é possível abrir uma unidade Buddha Spa para atender hóspedes de hotéis ou moradores de condomínios;
- Unidades em Academias e Salões de Beleza: nestes locais é possível aproveitar o público engajado para realizar “vendas casadas” dos serviços;
- Quiosques: posicionados em áreas de grande fluxo de clientes dentro dos principais shoppings do Brasil.
Segurança no modelo de negócios: suporte ao franqueado em todo o processo de aquisição e gestão da franquia Buddha Spa
Para a transição de carreira ser feita de maneira segura, ao optar por empreender em uma franquia, o empreendedor ganha todo o conhecimento e experiência da franqueada, que já testou o modelo de operação, passou pelas dificuldades iniciais do negócio e já tem formatadas as soluções para esses desafios.
No caso de Gilsa, por exemplo, a experiência como ex-funcionária de uma unidade Buddha Spa contribuiu para a transição em se tornar proprietária de suas unidades franqueadas.
No entanto, o franqueado não precisa ter experiência prévia no segmento de franquia de beleza e bem-estar, já que a rede de franquia Buddha Spa realiza todo o treinamento e qualificação administrativa e também de gestão aos novos franqueados, incluindo suporte durante todo o processo de abertura da franquia.
Perfil do franqueado Buddha Spa
Como já citado, o franqueado Buddha Spa não precisa ter experiência comprovada em gestão de franquia, porque a franqueadora realiza todo o treinamento de gestão do negócio.
No entanto, deve possuir algumas qualificações pessoais e profissionais, que são determinantes para a adequação do perfil de parceiros da rede. Alguns itens relevantes na escolha do perfil ideal do franqueado Buddha Spa são:
- espírito empreendedor;
- liderança e gestão de pessoas;
- bom relacionamento interpessoal;
- organizado;
- entusiasmo pessoal;
- capacidade de gerenciar conflitos;
- ótima comunicação verbal e escrita;
- capacidade de adaptação;
- planejamento de atividades.
Para mais informações, aproveite para checar o FAQ da franquia Buddha Spa. Não deixe também de conferir as nossas estruturas!
Se preferir, fale diretamente com um de nossos consultores da franquia Buddha Spa.
Até breve!